segunda-feira, 20 de abril de 2009

Leitura Progressiva

.A internet, um dos maiores veículos de informação, nos proporciona grande material de pesquisa em qualquer campo que desejemos estudar. Hoje em dia, encontram-se facilmente textos falando de qualquer tipo de assunto, e o rock progressivo não fica atrás. Blogs, downloads, comunidades, enfim, só não conhece quem não quer mesmo. Mas, se não tivesse esse tipo de veiculo de informação e tivesse que "garimpar" por ai em busca de material, para poder viver a experiência e ter o conhecimento do assunto, de que forma você procuraria (e quando encontraria...)?
.Livros, revistas, informação escrita! Talvez a maioria das informações encontrariamos nesse formato. Neste post me senti na obrigação de falar a respeito de algumas obras e seus respectivos autores, que tiveram e ainda têm grande importância para compreênder melhor o que é esse estilo musical.
.O mínimo que posso fazer para agradecer a esses "heróis", é divulgar e comentar um pouco a respeito de suas obras, para despertar o interesse a quem não as conhece e, incentivar quem sabe um dia, a criação de mais publicações sobre o assunto, o que ajudaria a manter vivo esse maravilhoso estilo musical!



Rock Progressivo (1985)
Autor: Valdir montanari - Editora: Papirus




.Esse é o primeiro lançamento a falar sobre rock progressivo no Brasil! Valdir Montanari, que colaborava com sua coluna na revista som 3 no início dos anos 80' falando sobre música progressista, nos mostra nesse livro sob sua visão, o que é esse estilo, o que significa o termo "progressivo" na música e nos dá como referências alguns bons nomes para experimentarmos a experiência da audição desse maravilhoso estilo!
.O lançamento é de 1985, qualquer informação a respeito de alguma tiragem atual, entrem em contato com o próprio Valdir através do e-mail: valmon@cmg.com.br



Enciclopédia do Rock Progressivo (1995)
Autor: Leonardo Nahoum - Editora: Rock Symphony




.A Enciclopédia do Rock Progressivo, escrita pelo jornalista Leonardo Nahoum, contém cerca de 1.350 verbetes e listando mais de cinco mil discos, a Enciclopédia do Rock Progressivo faz um passeio por praticamente todos os países do mundo, incluindo Argentina, Bulgária, Japão e Venezuela, apresentando fotos, capas de LPs e CDs, biografias e discografias tanto de grupos conhecidos como Pink Floyd, quanto de obscuridades preciosas como o equatoriano Mozzarella.
Jornalista e escritor, Leonardo Nahoum também é presidente da Rock Symphony, gravadora niteroiense especializada em rock progressivo e responsável pelo Rio ArtRock Festival, que comemora quatorze anos em 2009.

.Mais informações: http://www.rocksymphony.com/detalhes_noticias.asp?noticia=156



Yes - Uma rara música de quinteto (1996)
Autor: Décio Estigarribia - Editora Muiraquitã




.Mais um excelente trabalho progressista, dessa vez falando sobre um dos maiores e mais influêntes grupos de todos os tempos: YES!
.Décio nos apresenta com ricos detalhes toda a história do quinteto inglês, cada formação, cada álbum, algumas boas curiosidades e a biografia de cada membro e ex membro do grupo.
.Um item indispensável em uma boa coleção de livros de rock que se preze!

Contatos: mde3302@gmail.com



As obras primas do rock progressivo (2000)
Autor: Jeferson Araújo Pereira - produção independente.




.As obras primas do rock progressivo é um resultado de uma prog pesquisa iniciada em 1973, nos 25 capítulos dessa obra, Jeferson nos mostra na sua visão, as verdadeiras obras primas do estilo e, nos apresenta uma relação de 30 obras fundamentais!
.O autor ja escreveu resenhas e vários artigos para as revistas Rock Brigade, On & Off e Dynamite.
.Não consegui seu e-mail, apenas um endereço para aquisição do livro:
http://www.rockprogressivo.com.br/canais/livrar_p.htm

Abraços!



4 comentários:

  1. Saudações pessoal do Progmadness! o blog tá muito 10, quero fazer um convite:
    Amanhã, as 8 da noite rola a edição de aniversário do programa Estação Rádio Espacial, dedicado ao rock progressivo e hard dos anos 70. Em www.solidrockradio.com.br , quarta, dia 10, as 8 da noite, uma edição de 4 horas de duração com as mais loucas sequências e viagens sonoras!
    Abraço a todos!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Opa, valew! Obrigado pelo toque, vou procurar acompanhar o programa de vocês, ainda não conhecia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Blog, Dificil encontrar um blog de qualidade e repleto de informações !!!
    Sou amante do Rock Prog, e apresento um Meu Reino Por Um Sopa -> Programa dedicado ao rock prog e psicodélico de todos os tempos!
    O que você acha de uma parceria e até mesmo no playlist?

    http://www.lagrimapsicodelica.blogspot.com/2009/08/parceria-blogs-sites-com-radio-web.html

    Espero uma visita ok?
    Grande Abraço

    AndeSar

    ResponderExcluir
  4. Meus caros.
    O emeio do Valdir Montanari não funciona mais.
    É uma pena, pois gostaria muito de ter algum contato e saber se ainda dispõe de livros para venda.
    Big abraço,
    Rui Fernando Costa

    ResponderExcluir